Como exportar o ficheiro SAF-T (CV) de Inventário?
Jasmin Software - 31 January, 2023 - 3 minutosA comunicação dos inventários tem como objetivo informar a Administração Tributária sobre as quantidades dos bens existentes em inventário para controlar os custos dos bens vendidos e consumidos e do resultado obtido no final de cada exercício económico pelos sujeitos passivos (ver legislação).
Neste sentido, as entidades com contabilidade organizada e empresas não residentes com estabelecimento estável em território de Cabo Verde são obrigadas a comunicar o inventário através da submissão do Ficheiro SAF-T (CV) de inventários. As micro e pequenas empresas enquadradas no REMPE, que adiram ao regime de contabilidade organizada, estão também sujeitas à submissão do ficheiro SAF-T (CV).
O ficheiro SAF-T (CV) contém informação sobre a entidade, produtos e inventários e deve ser comunicado até ao final do mês seguinte ao mês de fecho do ano contabilístico.
Validações Prévias
Antes de realizar qualquer exportação do ficheiro SAF-T de Inventário, deve;
- validar se os dados da empresa estão devidamente preenchidos (Nome, Endereço e NIF) em Configuração | Geral | Empresa;
- verificar se o subtipo fiscal dos artigos está preenchido para exportar corretamente o ficheiro. Para agilizar esta tarefa, pode aceder à funcionalidade Classificar Artigos (disponível no módulo de Inventário) e verificar se existem artigos por classificar.
Gerar Ficheiro
Para gerar o ficheiro SAF-T (CV), siga os seguintes passos:
- Aceda a Impostos | Ficheiros SAF-T;
- Clique em Criar;
- Defina o ano para o qual pretende recolher os dados de inventário;
- Valide as informações preenchidas automaticamente;
- Clique em Confirmar.
No final da operação, será avisado sobre o resultado da exportação do ficheiro SAF-T (CV).
No SAF-T de inventário são apresentadas as quantidades e valores das existências no período do exercício. Por isso, os artigos com stock negativo não serão exportados.