Como efetuar retenções nas vendas?

Jasmin Software - 26 September, 2018 - 3 minutos

A retenção de impostos é a forma através da qual o Estado antecipa a recolha de parte dos valores a pagar pelos contribuintes. 

 

O imposto retido é aquele que deve ser pago sobre o serviço prestado pela entidade (na maior parte dos casos, prestadores de serviços individuais), sendo descontado no momento do pagamento pelo cliente. Tal significa que, a fatura emitida pode indicar o valor de retenção a efetuar pelo cliente sem, contudo, afetar o valor total da fatura.

 

Caso o documento a utilizar seja a Fatura Recibo, então o montante de imposto retido afetará o valor total a receber pelo prestador de serviços. 

 

Para que a retenção seja indicada nos documentos emitidos, deverá associar ao cliente o regime de retenção aplicável e a taxa de retenção correta aos serviços comercializados.

 

Configurar retenções

Para configurar as retenções nas suas vendas, siga as seguintes etapas:

 
1.Configurar os regimes de retenção de serviços

Aceda a Impostos | Config. de Retenções | Retenções de Serviços e verifique se o regime pretendido tem o código da Taxa de Retenção correto.

 

2.Configurar os regimes de retenção 

Aceda a Impostos | Config. de Retenções | Regime de Retenção e verifique se o regime pretendido tem o mesmo código de retenção de serviços (configurado no passo 1).

 

3.Associar a retenção de serviços ao artigo de venda

Aceda à ficha do artigo que pretende efetuar retenção em Vendas | Artigos de Venda e, no separador Vendas, associe a Retenção de Serviços (configurado no passo 1).

 
4.Associar o regime de rentação ao cliente

Aceda à ficha da entidade em Vendas | Clientes em no separador Cliente, associe o Regime de Retenção (configurado no passo 2).

 

Quando terminar a associação, sempre que emitir um documento para o cliente configurado, será efetuada a retenção nos artigos com as taxas correspondentes e esse valor impresso no documento.

Conteúdos relacionados