Tecnologia
Sistema POS vs. Caixa registadora: conhece as diferenças?
por Mariana Pimentel | 20 September, 2022
O som das tradicionais caixas registadoras ainda deverá estar hoje presente na memória de muitas pessoas. Durante muitos anos, a caixa registadora foi um dos maiores símbolos associados ao retalho, assim como uma das ferramentas mais úteis para realizar contas e guardar o dinheiro.
Mas a evolução do conceito de lojas e a necessidade de apostar numa gestão integrada de várias localizações, tornou necessário o desenvolvimento de um sistema mais moderno que respondesse a todas as exigências do mercado.
O Point of Sale (POS) surge, assim, como uma alternativa às caixas registadores tradicionais. Esta alternativa traz maior flexibilidade e um maior número de ferramentas para apoiar a gestão do negócio.
Antes de mais, o que é uma caixa registadora?
Trata-se de um equipamento mecânico que serve para registar transações, realizar contas e guardar dinheiro.
Criada em 1870, a caixa registadora ganhou rapidamente popularidade no retalho e transformou-se numa ferramenta quase obrigatória em qualquer loja.
As vantagens?
As vantagens são especialmente notórias para empresas mais pequenas que apenas precisam de processar vendas, criar faturas e receber pagamentos.
Nos modelos mais atuais, é já possível realizar alguns relatórios básicos, embora insuficientes para quem pretenda realizar uma gestão detalhada das suas vendas.
E o que é um sistema POS?
Um sistema Point of Sale (POS) é considerado uma reinterpretação moderna na caixa registadora. Este é um sistema que permite uma gestão muito mais detalhada e integrada do negócio.
Além de registar as compras, disponibiliza ainda um conjunto alargado de ferramentas. É o caso da gestão de stocks ou dos relatórios de vendas.
Quais as diferenças entre uma caixa registadora e um sistema POS?
Aparentemente, uma caixa registadora e um POS têm a mesma finalidade: facilitar as vendas. Mas as semelhanças ficam por aqui. Enquanto uma caixa registadora lhe diz o valor da sua faturação, um POS tem a capacidade de avaliar formas de faturar mais.
Ora vejamos as principais diferenças:
A caixa registadora disponibiliza funções básicas que permitem a execução das tarefas de faturação de dia-a-dia. É o caso da faturação, contas e emissão de recibos.
No caso do sistema POS, este permite também realizar as mesmas funções da solução anterior. Contudo, oferece mais funcionalidades que ajudam na gestão das restantes áreas da empresa.
Além de garantir o registo das transações e a realização de contas, oferece ainda ferramentas que ajudam na gestão de stocks e de colaboradores, que permitem a criação de relatórios e projeções de vendas, assim como melhorar o serviço ao cliente e melhorar a retenção com programas de fidelização.
Quais os benefícios da utilização de um sistema POS?
Num mundo cada vez mais competitivo, o sistema POS é a ajuda para melhorar o processo de faturação e agilizar a gestão das restantes operações do seu negócio.
Se está a ponderar a adoção de uma solução de Point of Sale, fique a conhecer as principais vantagens:
- Maior flexibilidade e mobilidade – Ao contrário da caixa registadora, o sistema POS permite que os processos sejam tratados em mobilidade. Todos os pedidos e encomendas podem ser realizados em qualquer lugar da loja. Isto permite que as encomendas sejam realizadas junto do cliente.
- Poupança de tempo e custos – Com o sistema POS, é possível automatizar algumas funções que poupam tempo aos operadores e reduzem o número de tarefas repetitivas.
- Serviço omnicanal – Os negócios hoje cruzam através de várias plataformas. Quer tenha várias localizações ou venda em loja física ou online, o sistema POS permite integrar com outros sistemas. Assim, centraliza toda a gestão das suas encomendas num único local.
- Maior retenção de clientes – Com toda a informação de compras centralizada no sistema POS, é possível recorrer a sistemas de fidelização de forma a tentar aumentar a retenção de clientes e aumentar o número de vendas.
- Relatórios e insights do negócio – Para que a gestão do negócio seja mais minuciosa, o sistema de POS permite ainda retirar relatórios do desempenho da empresa, oferecendo ainda alguns insights com previsões e tendências de mercado futuras.
Garanta a máxima qualidade de serviço ao cliente
Num setor tão dinâmico como o retalho, o know-how, expertise e conhecimentos são vitais. Mas é necessário o auxílio de ferramentas de gestão que impulsionem o máximo potencial do negócio.
O Jasmin é um software de gestão cloud que responde às necessidades dos negócios de restauração e do retalho. Além de controlar o stock, faz a gestão das despesas e da tesouraria, fatura a qualquer hora e ainda acede a insights sobre o estado atual e a evolução futura do seu negócio!